segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Trabalhadores(as) em educação discutem novo Plano de Carreira

Na próxima sexta-feira (19/08), trabalhadores(as) em educação da Rede Municipal de Santa Luzia participarão de reunião com representante da Secretaria Municipal de Educação para discutir o Plano de Carreira. O projeto precisa de muitas alterações pois não atente todas as reivindicações da categoria e não contempla a legislação vigente. 

No dia quatro de agosto aconteceu  a primeira reunião para analisar a proposta do governo. O principal ponto discutido foi a criação de um Plano de Carreira unificado para todos(as) os(as) trabalhadores(as) em educação, incluindo profissionais do magistério, técnicos e de apoio como prevê a legislação federal.
 
A formação continuada também foi debatida. A posição do governo até o momento é a de que a escolaridade deve ser valorizada por meio de vantagens e não como nível na carreira. O SindUTE Santa Luzia defende o reconhecimento da escolaridade como critério para posicionamento na carreira e apresentará, juntamente com o DIEESE, uma proposta de promoção por escolaridade (níveis)  e progressão por tempo (letras) para a organização das tabelas salariais. Também foi discutida a realização de seminários para a apresentação do Novo Plano de Carreira para a categoria. A proposta do sindicato é que o encontro aconteça em dois dias, a serem agendados, com a liberação dos(as) trabalhadores(as) que participarem. Além da realização do seminário o SindUTE Santa Luzia está negociando a participação dos(as) educadores(as) nos debate da Lei de Diretrizes Orçamentárias, para que esteja previsto no orçamento do município os recursos necessários para a implementação do Piso Salarial Nacional.

A construção do Novo Plano de Carreira é um passo fundamental para assegurar direitos para os(as) trabalhadores(as), por isso é fundamental a participação da categoria para pressionar o governo e alcançar conquistar na mesa de negociação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário